Na correria do dia a dia, em meio a prazos para cumprir, boletos pra pagar, pandemia de coronavírus e ainda a sensação constante de que devemos  estar sempre felizes como é possível não pirar? No livro Como manter a mente sã a psicoterapeuta e escritora Philippa Perry apresenta caminhos para que nós possamos viver com mais resiliência, criatividade e satisfação. Aqui a gente apresenta alguns pontos-chave levantados pela autora.

        O livro é profundo nas explicações e rico em exemplos e exercícios para serem realizados, e vale a leitura. 

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       É bom a gente saber desde já, autora alerta que não há um caminho simples para manter a mente saudável, ainda mais se considerarmos que cada indivíduo tem uma combinação de genes específica e uma criação familiar diferente, mas existem alguns meios que nos ajudam a nos mantermos estáveis e flexíveis, coerentes e complexos ao mesmo tempo.

Quatro pilares da mente sã

      Ela propõe quatro pilares da sanidade mental: auto-observação, relacionamento com os outros, estresse bom e narrativa pessoal. 

      Auto-observação: é importante para entendermos como os sentimentos, sensações e pensamentos afetam nosso comportamento e nosso ânimo. Identificar quais pensamentos nos fazem bem nos ajuda a evitar a “ruminação interior”, aquela vozinha que fica repetindo uma discussão por horas na nossa cabeça e só alimenta raiva e rancor. 

      Uma dica para treinar a auto-observação: escreva um diário, de forma livre e honesta, com tudo o que você passou e sentiu naquele dia. Segundo Philippa, a escrita em si já é um ato de “processamento emocional” e ajuda a refletir sobre diversas situações. E num segundo momento você pode reler o que escreveu e tentar identificar hábitos comportamentais.  

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      Relacionamento com os outros: nosso caráter e nossos valores são formados a partir dos nossos relacionamentos desde a infância e eles nos influenciam durante toda a vida, por isso é importante buscar estar perto de pessoas que nos enriqueçam e nos desafiem gentilmente.

      Se relacionar com os outros é fundamental para o desenvolvimento do nosso cérebro e para ter bons relacionamentos é importante conseguir se colocar no lugar do outro e compreender o sentimento alheio – não significa projetar nossos próprios sentimentos, mas tentar entender a situação em que ele está e o que está sentindo. Ter empatia contribui para qualquer relação, até mesmo em uma discussão. É muito mais fácil discutir com alguém que primeiro entende nosso sentimento para depois expor o próprio. 

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       Estresse: mas o estresse bom, aquele que estimula o cérebro e faz estabelecer conexões neurais. Um estresse positivo é a aprendizagem, se interessar pelas coisas, buscar algo novo sempre como fazer uma viagem ou andar por ruas diferentes, pesquisar o significado de uma palavra ou descobrir um artista inusitado.

      Outro estresse bom é a atividade física, que faz com que o cérebro receba mais oxigênio e funcione melhor.  “O estresse bom nos motiva, despertando a curiosidade, provocando entusiasmo e alimentando nossa criatividade”, afirma Philippa.  

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       Narrativa pessoal: somos formados pelas nossas próprias histórias, que podem ser recontadas de maneiras novas para assim nos recriarmos também.  Se nós determinamos que “são sou esse tipo de pessoa corajosa” ou “não sou daquelas que gosta de viajar” nossas crenças sobre nós mesmos acabam por limitar nossas possibilidades de vida.

       Cientes disso, podemos criar uma “autonarrativa” que faz mais sentido com a nossa vida, com quem somos e o que queremos.

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       Lidar com a vida moderna não é fácil, mas por outro lado oferece infinitas possibilidades que podemos descobrir e viver sempre em busca da saúde física e psicológica. 

O livro Como manter a mente sã

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      O livro Como manter a mente sã, de Philippa Perry, foi publicado pela Editora Objetiva e faz parte da coleção da The School of Live, uma escola que se propõe a refletir sobre as questões da vida. Ela foi criada por Alain de Botton, tem sede em Londres e uma filial no Brasil,  em São Paulo. 

 

 

 

 

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Como manter a mente sã?

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