Sidarta Gautama, ou como todos o conhecem hoje, o Buda, nasceu e viveu no norte da Índia, no sexto século antes de Cristo. Criado como um príncipe em um luxuoso castelo, não lhe bastava aquele conforto e riquezas, vivia insatisfeito.

Sidarta casou-se com sua prima aos 16 anos. Lá viveram até os 29 anos de idade, quando o até então príncipe, teve contato em um dos seus passeios fora do castelo, com o que foi conhecido como os 4 sinais: O homem velho, o homem doente, o homem morto e o santo recluso.

Ao ter contato com estes sinais, a compreensão veio a tona, de que a vida esta sujeita ao envelhecimento e a morte. Então a perplexidade foi se avolumando pouco a pouco, até o momento de raspar a sua cabeça em sinal de humildade, e trocar as suas luxuosas roupas pelo despretensioso traje amarelo dos monges. Afastou-se do palácio, abandonando família, bens e passado, e iniciou a busca para atingir às verdades superiores.

Isto significava compreender que os bens materiais não trariam a real felicidade que era ansiada pelas pessoas, e assim, determinado a encontrar o caminho para fora destes sofrimentos universais, foi em busca da cura não só para si próprio, mas para toda a humanidade.

Buda
Por muitos anos, Sidarta dedicou-se a encontrar a verdade. Qual era ela? Entender verdadeiramente a natureza da existência, encontrando a felicidade imutável. Ele estudou sobre os mais proeminentes mestres da época e aprendeu tudo o que tais professores religiosos poderiam ensinar, quando não encontrava o que buscava, dedicava-se então a encontrar a verdade por seus próprios esforços.

Sidarta Gautama foi conquistando seguidores que reverenciavam a sua iluminação, passando a chama-lo de “Buda”, devido a iluminação que o atingiria.

11 Ensinamentos de Buda que podem mudar a sua vida:

Buda fez questão de propagar que não era Deus, mas queria servir de exemplo para outras pessoas em busca da salvação do espírito e do caminho para atingir o Dharma – o processo de amadurecimento para a plena realização espiritual. Buda faleceu por volta de 483 a.C. em Mallas, Kasinagara, hoje Kasia, Índia.

Leia também: Zona de Conforto VS Evolução

Compartilhe!
error
A história de Buda
Classificado como:                        

Uma ideia sobre “A história de Buda

  • maio 23, 2019 em 12:55 am
    Permalink

    Esses dias assisti o filme “O Pequeno Buda”, que foi feito em 1993, se não me engano. Este filme conta um pouco sobre a História de Buda que, no meu ponto de vista, foi um dos Seres mais Iluminados que já pisou neste Planeta. Que ele nos sirva de modelo e inspiração.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *