Ficar em silêncio e concentrado por alguns minutos parece impossível? Você desiste de fazer meditação por falta de lugar ou tempo?  Mas acredite, é possível meditar enquanto faz as tarefas do dia a dia, como cozinhar, tomar banho, andar de ônibus, brincar com os filhos. A meditação tem mais a ver com a capacidade de nos desligarmos do exterior e nos conectarmos com o nosso ser interior, que com um ambiente perfeito e silencioso.

      É amplamente divulgado e já está comprovado pela ciência que a meditação traz benefícios para quem pratica. A lista de vantagens é grande, redução do estresse, aumento da imunidade, maior facilidade de concentração, redução dos riscos de depressão, melhora na qualidade do sono e por aí vai. 

        Mas quando a gente lê sobre as técnicas de meditação, logo pode dar um desânimo em pensar em que momento do dia, com mil tarefas a fazer que vamos conseguir parar e meditar?! Quando vamos conseguir ficar em silêncio, num canto calmo e nos desligarmos dos nossos problemas. 

meditar (2)

      Talvez a gente não consiga mesmo todos esses requisitos, se desespere e acabe desistindo antes mesmo de começar. Mas aqui vai uma sugestão: podemos meditar enquanto realizamos as tarefas do dia, afinal MEDITAR significa pensar sobre, ponderar, intentar, entregar-se a longas e profundas reflexões, bom de repente, por enquanto, podemos deixar o longa de lado e nos atermos mais à ideia de profunda. E para isso, basicamente qualquer lugar serve. 

Meditar durante as tarefas do dia

      Use o momento de deslocamento entre a casa e o trabalho para refletir, ouvir uma música agradável seja a pé, de ônibus ou no carro, tente se concentrar por alguns minutos e não pensar em nada, silenciar a mente

meditar (1)

      Durante o banho, tente não pensar em como foi, ou como será o dia, pense nas partes do corpo que você está lavando, a cabeça, os braços, as pernas e assim até o final. Ao se concentrar no que você está fazendo, seu cérebro foca na atividade e, pelo menos conscientemente, se desconecta dos problemas.

      E se de repente, em um dia qualquer, tudo parece se complicar de uma hora pra outra, você recebe uma carga extra de trabalho, descobre uma conta que não pagou, alguém briga ou é grosseiro com você sem motivo aparente e você começa a elevar seu nível de estresse, pare por alguns segundos. Vá até um lugar sossegado, um banheiro, cozinha, área externa e respire fundo várias vezes, pense que tudo é momentâneo e assim vai acalmar sua cabeça e seu coração. O que além de ser benéfico para a saúde, vai ajudar a resolver as situações bem mais facilmente. 

meditar (5)

      Também não podemos esquecer que parar por alguns minutos para contemplar as pequenas belezas do dia como o pôr-do-sol, as ondas quebrando no mar, o colorido do céu depois da chuva, um gato brincando, os pássaros voando no final da tarde também são formas de acalmar a mente e podem trazer benefícios semelhantes aos da meditação. Fazer o que gostamos sem culpa, também faz bem para a saúde. Cozinhar, ler, caminhar, brincar com o filho, o gato, ou cachorro concentrados naquilo, sem olhar o celular ou com pressa de acabar.

meditar (3)

      Começar por essas pequenas atitudes pode nos trazer benefícios imediatos e nos incentivar a iniciar a prática da meditação sistemática e regular. 

Meditar em grupo pode ser mais fácil

      Outra dica é participar de grupos de meditação. Talvez em sua cidade existam locais que promovam encontros de meditação coletiva, ou até mesmo grupos que realizam encontros em lugares públicos dos quais você pode participar.

      O Canal do Pava, com a intenção de incentivar o autodesenvolvimento e a busca pela paz coletiva, realiza todas as segundas-feiras, às 20h, a Meditação Mundial, transmitida ao vivo pelo Youtube e acompanhada por centenas de pessoas.

cropped-canal-do-pava-capa-site.jpg

Compartilhe!
A meditação no dia a dia
Classificado como:                                

2 ideias sobre “A meditação no dia a dia

  • março 24, 2020 em 4:31 am
    Permalink

    Amei o seu canal , me identifiquei muito, e sei que tbm não cheguei até aqui por acaso , tudo está no lugar certo

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *