O prêmio Templeton foi concedido a pessoas de peso, como Madre Teresa de Calcutá (1973) e Dalai Lama (2012) , o que tornou o prêmio conhecido como “Nobel da espiritualidade”. E desta vez, o astrônomo Marcelo Gleiser, brasileiro, 60 anos, teve a honra de recebe-lo.

      Marcelo Gleisler é o primeiro latino-americano a receber esta honraria, no valor de 1,1 milhão de libras esterlinas, que será entregue em maio, em Nova York.

MARCELO GLEISER

      De acordo com a Fundação Templeton, o reconhecimento é pensado para especialistas que tenham realizado “uma contribuição excepcional para afirmar a dimensão espiritual da vida, seja por insights, descoberta ou trabalhos práticos”.

      Marcelo é formado em física pela PUC do Rio de Janeiro em 1981, onde tornou-se doutor em física teórica em 1986. Ao longo de sua trajetória, foi autor de quatorze livros sendo nove em português e cinco em inglês.

      “No meu trabalho como cientista, minha pesquisa é muito mais ligada a questões fundamentais sobre a origem do universo, da vida, do que sobre como criar um micro chip melhor para fazer um iPhone funcionar mais rápido, por exemplo. Minhas questões são mais existenciais”, disse Gleiser em entrevista ao jornal O Globo.

Conheça o Curso Expansivo de Espiritualidade

      “O professor Gleiser incorpora os valores que inspiraram meu avô a estabelecer o Prêmio Templeton e a criar a Fundação John Templeton”, segundo Heather Templeton Dill, atual presidente da John Templeton Foundation.

      Muitos cientistas criticam a honraria, devido ao fato de ela ter aproximação com temáticas religiosas. Em resposta, o astrônomo disse que “O ateísmo é inconsistente com o método científico”

      A postura de cientistas, frente à teoria religiosa de que a Terra foi criada em sete dias, gera descontentamento por Gleiser, que diz “Eles consideram a ciência como o inimigo, porque têm um modo muito antiquado de pensar sobre ciência e religião, no qual todos os cientistas tentam matar Deus”, afirma”. A ciência não mata Deus.

Fonte: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2019/03/fisico-marcelo-gleiser-ganha-nobel-do-dialogo-e-da-espiritualidade.html

 

Compartilhe!
error
Brasileiro ganha o “Nobel” da espiritualidade
Classificado como:                        

Uma ideia sobre “Brasileiro ganha o “Nobel” da espiritualidade

  • maio 29, 2019 em 4:31 am
    Permalink

    Ele receber tamb m US$ 1,4 milh es (cerca de R$ 5,3 milh es).”(Gleiser ) Um dos principais proponentes da vis o de que ci ncia, filosofia e espiritualidade s o express es complementares da necessidade humana de abra ar e explorar o desconhecido”, descreve Heather Templeton Dill, neta do criador do pr mio, em v deo divulgado pela Funda o Templeton.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *